• Com os pneus Bridgestone Potenza com engenharia personalizada, o Volkswagen ID.R completou a pista mundialmente famosa em 6:05:336 minutos
  • O ID.R é o primeiro carro de corrida totalmente elétrico da Volkswagen
  • O record é um testemunho da parceria de longa data da Bridgestone com a Volkswagen

Romain Dumas (F) in the Volkswagen ID.R at the Nürburgring-Nordschleife chasing a new e-record

A parceria entre a Bridgestone e a Volkswagen ficou na história, quando o Volkswagen ID.R quebrou o recorde da volta de veículos eléctricos em Nürburgring-Nordschleife, utilizando os pneus Bridgestone Potenza.

O primeiro carro de corrida totalmente eléctrico da Volkswagen, o ID.R completou a pista de 20,83 quilómetros – considerada uma das mais desafiantes do mundo – num tempo de 6:05.336 minutos, ultrapassando o recorde anterior em 40,56 segundos. A Bridgestone desenvolveu de forma personalizada os pneus Potenza para ajudar o ID.R a percorrer a pista em tempo recorde.

Ultrapassar os limites do desempenho eléctrico

O volkswagen ID.R é o precursor da nova família de produtos ID, ultrapassando os limites do desempenho elétrico. Tendo estabelecido anteriormente um novo recorde na incónica Pikes Peak Hill Climb, a equipa ID.R procurou alcançar o mesmo com a mundialmente famosa Nordschleife de Nürburgring. Esta conquista exigia pneus capazes de lidar com os desafios específicos do e-racing.

O centro de gravidade do ID.R é muito mais baixo do que um carro de corrida normal, devido ao facto da bateria estar na parte inferior do carro. Isto permite velocidades de curva muito elevadas, o que só pode ser alcançado se o pneu for capaz de transferir a potência do veículo para a superfície da estrada. Outro desafio, especifico para veículos elétricos – que está especialmente presente no ID.R – é o binário muito elevado na roda. Isto significa que os pneus para ID.R devem ter um forte desempenho de aderência nas direções lateral e longitudinal.

O ID.R é também projectado com uma suspensão alinhada e equilíbrio de carga, para colocar uma tensão igual em todos os quatros pneus. Isto permite uma maior durabilidade dos pneus, mas, ao mesmo tempo, exige que os pneus atinjam o calor com eficiência. Finalmente, os pneus precisam de ter durabilidade o suficiente para permitir a faixa operacional necessária para criar tentativas de recorde bem-sucedidas.

Uma parceria recorde

Com vasta experiência em desportos motorizados, a Volkswagen procurou a Bridgestone e a sua gama de pneus desportivos, Potenza, para apoiar a tentativa recorde do ID.R.

A equipa Bridgestone Motorsports iniciou a sua colaboração com a Volkswagen avaliando as necessidades e requisitos específicos da Volkswagen, antes de testar e avaliar os dados dos testes e, finalmente, através dos Centros de I & D da Bridgestone em Roma e no Japão, desenvolvendo um conjunto exclusivo de slicks Potenza para a ID.R. Os pneus slicks superam desafios únicos do ID.R para proporcionar um desempenho ideal e confiança na pista – garantindo que o carro elétrico possa utilizar toda a potência em toda a a superfície dos 20,83 km de Nürburgring.

Devido à colaboração aberta e transparente entre as duas empresas, o projecto foi concluído em menos de cinco meses – um tempo também recorde.

Partilhar aprendizagens com os veículos elétricos nas estradas

Hoje, com as mudanças climáticas e os recursos naturais cada vez mais reduzidos, a indústria automóvel está a inovar rapidamente para encontrar alternativas no setor da mobilidade, como veículos elétricos com impacto positivo no meio ambiente. Em reação ao atual cenário, a Bridgestone tem investido significamente em I & D e tem trabalhado em parceria para oferecer um futuro de mobilidade que possa ajudar o mundo a ultrapassar esses desafios.

O projecto conjunto proporciona à Bridgestone e à Volkswagen uma melhor compreensão dos desafios específicos relacionados com os veículos elétricos dentro e fora da pista. A Bridgestone pode aplicar as suas descobertas no desenvolvimento e composição de material, bem como toda a otimização de configuração desse projecto para melhorar o crescente segmento de pneus para veículos elétricos da empresa.

Mark Tejedor, Vice-Presidente de Equipamento Original da Bridgestone EMEA, comentou: “Estamos muito orgulhosos por fazer parte deste momento histórico e de contribuir para o recorde na Nürburgring-Nordschleife. Reduzir as emissões de CO2 e melhorar a preservação dos recursos naturais são pilares essenciais da estratégia de sustentabilidade da Bridgestone. É ótimo trabalhar num projecto que não apenas contribui para lhes dar vida, mas também num tempo recorde mundial. Apenas alguns anos atrás, ninguém teria previsto que os veículos elétricos poderiam alcançar algo assim. O nosso próximo passo será aplicar as descobertas desta incrível parceria aos veículos elétricos nas estradas para que todos os condutores seja beneficiados.”

Para mais informação sobre a Bridgestone visite www.bridgestone.pt, www.bridgestonenewsroom.eu ou encontre no Facebook em www.facebook.com/Bridgestone.Portugal