Em reconhecimento do impressionante investimento global da Bridgestone em I&D e dos feitos alcançados a nível de produção sustentável, um júri formado por 5 dos maiores especialistas em pneus da indústria elegeu a empresa como “Fabricante de Pneus do Ano“ na edição deste ano dos “Prémios Internacionais de Tecnologia do Pneu para a Inovação e Excelência”.

O anúncio foi feito numa cerimónia durante a Expo de Tecnologia do Pneu em Hanover, Alemanha, no dia 17 de Fevereiro. Nesta gala Eduardo Minardi, Presidente Executivo e CEO da Bridgestone EMEA, recebeu o prémio em nome da Bridgestone Corporation.
“Todos nós na Bridgestone estamos muito orgulhosos por receber esta distinção. I&D e inovação estão no centro de todas as nossas atividades, sendo este o único caminho que nos pode conduzir a um futuro sustentável” afirmou Minardi no seu discurso de aceitação.

Os jurados destacaram inúmeros feitos alcançados pela Bridgestone em 2015 no que respeita a I&D e à produção sustentável, incluindo um investimento de 250 milhões de dólares em Tóquio, Japão, para promover a “inovação aberta” com base em parcerias entre indústrias, governo e universidades.

Graham Heeps, editor da revista Tire Technology International, comentou durante a cerimónia esta distinção no campo da I&D:

“Muitos parabéns à Bridgestone. Parte desta distinção incluirá a cada vez maior colaboração com empresas externas. A Bridgestone, tal como outros fabricantes de pneus, reconheceu que o futuro dos pneus exigirá que a inovação venha de fora da indústria tradicional de pneus, com especial foco para os produtos eletrónicos. É uma mudança bem-vinda numa indústria por vezes caracterizada por uma abordagem secretista e virada para dentro.”

Os jurados citaram ainda três outras conquistas da Bridgestone em 2015:
– Primeira construção de um pneu para veículos de passageiros desenvolvido com borracha natural obtida inteiramente do guaiúle – uma planta que cresce apenas em regiões desérticas e áridas – que se prevê que venha a contribuir para a diversificação das fontes de borracha natural;
– A atualização e realocação do Centro Técnico da Bridgestone Asia Pacific na Tailândia;
– A nível de produção sustentável, a fábrica de pneus da Bridgestone em Wilson, NC, EUA, que se tornou num edifício sem despejo de resíduos para aterro.

Para além dos projetos falados anteriormente, os jurados ficaram também impressionados com o compromisso global da Bridgestone em crescer através do investimento em I&D, como demonstrou Flavio Farroni, investigador da Universidade Federico II, em Nápoles, Itália:

“A Bridgestone, e em particular o seu Centro Técnico Europeu, aumentou o seu orçamento para know-how, staff e I&D durante 2015. É um claro sinal de que a empresa está fortemente motivada para crescer nos próximos anos, aumentando a sua posição de referência no campo do desenvolvimento e da produção de pneus.”

Esta é a 5ª vez que a Bridgestone vence um prémio “Tecnologia do Pneu” desde que o programa foi introduzido em 2008. No ano inaugural a Bridgestone conquistou o prémio “Fabricante de Pneus do Ano”, seguindo-se distinções em 2012 pela inovadora tecnologia de Informações Sensoriais sobre a Área de Contato do Pneu (CAIS) e em 2013 pela tecnologia Ologic de redução da resistência ao rolamento. Ainda em 2013 a empresa foi galardoada com o Feito Ambiental do Ano, pelo novo Americas Tehcnical Center, nos EUA.

Eduardo Minardi, Presidente Executivo da Bridgestone EMEA, recebe o prémio “Fabricante de Pneus do Ano” em nome da empresa.