COMPOSTOS MÉDIO P ZERO BRANCO E MACIO P ZERO AMARELO PARA O PRIMEIRO GRANDE PRÉMIO NOTURNO DA ÉPOCA 

COM O DECORRER DA CORRIDA DIMINUI A TEMPERATURA DA PISTA

Barcelona, 15 de Abril de 2015 – O Bahrain no passado já acolheu sessões de testes devido ao seu clima quente todo o ano. Agora, irá acolher a terceira corrida da época para a qual os compostos médio e macio foram eleitos, tal como aconteceu na China e Austrália. Ao contrário destas ultimas, é uma corrida atípica, uma vez que começa em pleno dia e termina à noite. Como resultado, as temperaturas da pista e de ambiente têm tendência a cair no decorrer da corrida.

Paul Hembery (Diretor da Pirelli Motorsport): ” Vamos ter a mesma escolha de pneus para o Bahrain que tivémos na China, embora e de uma forma óbvia teremos um aumento da temperatura. No entanto, com o inicio da corrida à tarde, as condições não serão tão agressivas como as da Malásia, ou mesmo as do Bahrain de há dois anos, quando a corrida foi realizada durante o dia. As caracteristicas que definem o Bahrain, é saber qual o desempenho dos pneus ao longo do fim de semana e como decorrem a sessões durante a tarde. No ano passado o grande prémio do Bahrain teve um final emocionante devido à presença do Safety car na pista quando faltavam 10 voltas para o final, contribuindo para uma grande disputa entre os dois companheiros de equipe da Mercedes. É dificil prevêr o que esperamos para este ano, à parte disto, é pouco provável que chova. ”

Os maiores desafios para os pneus:

O Bahrain possui o asfalto com o maior índice de rugosidade que observamos ao longo do ano (à exceção de Jerez, utilizado para testes), potenciando a degradação térmica dos pneus. No entanto, este factor é atenuado parcialmente pelo facto da diminuição das temperaturas da pista com o decorrer da corrida, e que obviamente tem um efeito sobre a degradação dos pneus e por conseguinte, com a respetiva estratégia.

Devido ao exigente efeito de tração do circuito Internacional do Bahrain, o factor condicionante no Bahrain, é que os pneus traseiros são particularmente afetados. Geralmente durante o dia as temperaturas tem tendência a ser elevadas, aumentando a degradação térmica, embora este cenário não seja representativo da corrida.

O circuito encontra-se rodeado pelo deserto, em que o vento leva alguma areia para a pista, diminuindo os níveis de aderência, em especial no inicio de cada sessão. Referente à definição da estratégia, as equipes não poderão contar com a eventual presença do Safety car na pista, uma vez que o circuito foi inaugurado em 2004, e apenas esteve presente em pista por duas ocasiões,  em 2007 e 2014.

A presença da Pirelli será aumentada no Bahrain com a primeira corrida das séries GP2, com o apoio a oito dos pilotos atualmente presentes  na grelha de Fórmula Um. Com a corrida de GP2 juntamente com a de Fórmula Um, aumentou o fornecimento do número total de pneus Pirelli de 1800 para 2700, como assim, o número de colaboradores da Pirelli em pista de 55 para 65.

A estratégia vencedora no ano passado:

No ano passado, com a presença do Safety car em pista a 10 voltas do final da corrida, diminuiu a margem e aproximou os lideres da corrida, proporcionando uma emocionante batalha até ao fim da mesma. Os primeiros seis classificados, adotaram uma estratégia com duas paragens, mas houve diferentes opções para os lugares mais atrás. Lewis Hamilton utilizou uma estratégia com os compostos Macio – Macio – Médio, enquanto Nico Rosberg utilizou os Macio – Médio – Macio. O Alemão obteve a volta mais rápida no final da corrida, mas não conseguiu ultrapassar o seu companheiro de equipe  após a sua ultima paragem. Sebastian Vettel obteve a quarta posição com uma estratégia diferente, sendo um dos dois pilotos que começaram a corrida com pneus de composto médio.

Diferença de tempo previsto por volta entre os dois compostos: 1.5 a 1.7 segundos por volta.

As escolhas de pneus até agora em 2015:

Previsão das condições meteorológicas para a corrida:

Seco e quente, com o temperatura aproximada de 29º no inicio da corrida, e a baixar para os 25º ou menos no final. A previsão de chuva é muito baixa, embora tenha havido uma ligeira precipitação no passado, durante o fim de semana da corrida.

A equipe Pirelli escolhe o seu número de corrida: #13 Francesco Romani (Responsável pelas peças e desenvolvimemto de material)

“Eu escolho o 13, na verdade foi sempre um número da sorte para mim. O meu aniversário é no dia 13, conheci  minha esposa no dia 13 e casámo-nos no dia 13. Portanto, para mim não é dificil escolher !”