Pirelli lança o seu último modelo P ZERO em Portugal; Concebido para ter um pneu com extrema performance e máxima fiabilidade.
Comportamento em entrada progressivo a alta velocidade, desgaste uniforme, mais silenciosos, menor atrito ao movimento e melhor resistência ao aquaplanning, estas características, atualmente fazem do novo P ZERO a mais avançada referência em tecnologia de pneus.
No total, há agora 11 membros da família P ZERO:
Uma marca criada em 1986 para equipar o Lancia Delta S4 versão de rally, antes de ser usado como equipamento original no Ferrari F40 no ano seguinte.
O novo P ZERO irá ser lançado no mercado com um portfólio de 60 homologações.
Estoril (Portugal), Abril 5, 2016. Uma vez mais, a Pirelli conta com o “Zero” para consolidar a sua liderança global no sector de prestígio e aumentar a sua presença na categoria Premium. Por isso, é apropriado que, 30 anos após o aparecimento do primeiro modelo P ZERO ter sido lançado, a Pirelli está agora a apresentar a última versão do seu pneu, o qual fez história nas últimas décadas em todas as suas variantes. Desde o sistema P Zero ao Rosso, não esquecendo certamente o Nero, o Corsa e mesmo o P Zero, o qual foi introduzido em 2007. O Objectivo é ir de encontro com o aumento da exigência de performance, fiabilidade e segurança, e reforçar a estratégia Pirelli Perfect Fit, que significa encontrar modelos específicos de pneus para cada modelo automóvel.
Tecnologia de ponta para pneus personalizados
O P Zero representa a mais avançada tecnologia na divisão de investigação e desenvolvimento da Pirelli, o qual integra múltiplas soluções técnicas da empresa Italiana de engenheiros, que trabalham em estreita colaboração com os maiores fabricantes de automóveis do mundo. Por que segue de perto as mais avançadas tecnologias, processos e materiais com os requisitos específicos de cada novo modelo na fase de projecto, a Pirelli está apta a fornecer os pneus feitos sob medida para cada modelo de forma individual. Os novos P Zero são os pneus com a melhor performance de momento no mercado, assim como os mais fiáveis quando se fala em lidar com a extrema potência dos modernos superdesportivos. Isto é devido a um novo composto na subcamada que melhora o comportamento e o atrito, polímeros inovadores com propriedades mecânicas avançadas para optimizar a performance tanto em piso molhado como seco, assim como um rasto inovador com profundos sulcos longitudinais a fim de escoar mais água.
F1 Bead, um talão de corrida inspirada para a Formula Um
A principal característica do novo P Zero é a sua capacidade de garantir o máximo de estabilidade, mesmo a altas velocidades, o equivalente aos pneus de Formula 1 que é o expoente máximo do desporto automobilístico. A tecnologia F1 Bead dentro do novo P Zero deriva directamente da Formula Um, utilizando um composto especialmente rígido na área do talão do pneu que permite uma mais rápida e precisa resposta em curva, evitando qualquer perda inesperada de aderência lateral. Isto é uma caracteristica que distingue o P Zero de muitos dos seus rivais. A tecnologia F1 Bead significa que as forças aplicadas no talão e nos flancos são distribuídas de forma mais uniforme, e que consequentemente reduz qualquer perda de performance aumentando ainda a integridade da estrutura quando sujeita a grandes cargas e velocidades. Como resultado, o comportamento do pneu é mais linear e previsível, com o limite do pneu a chegar de forma muito gradual. Isto deixa o condutor livre para disfrutar do gozo da condução desportiva de forma completamente segura.
Extended Range Profile: desgaste mais homógeneo e máxima performance durante toda a vida útil do pneu
O P Zero abre também novos caminhos no que concerne à durabilidade, não só apenas com um longo ciclo de vida do pneu mas também com uma performance mais coesa durante todo o tempo de uso. Concebendo o piso mais plano graças ao Extended Range Profile, os engenheiros da Pirelli conseguiram garantir um desgaste mais uniforme, o qual prolonga o tempo de vida útil do pneu e que em última análise faz o condutor economizar dinheiro.
Segurança garantida mesmo em piso molhado
O aumento do número de sulcos no piso, assim como canais mais profundos e largos na superfície significa que a resistência ao aquaplaning lateral foi melhorada, levando a um aumento de 10% na capacidade de extração de água do pneu. Tudo isto traduz-se numa travagem mais segura e mais estável em piso molhado.
O pneu silencioso
O desenho especifíco dos sulcos também foi concebido de forma a reduzir o ruído no habitáculo, melhorando o conforto de condução. A forma como os sulcos transversais foram dispostos, propositadamente intercalados, permitem interromper o ruído gerado pela percussão do ar, distribuindo o som através de diferentes frequências e como tal minimizando o seu volume.
Resistência ao movimento reduzida em 15%
A combinação de novas técnicas de modelação que vieram optimizar o perfil do molde, juntamente com a redução de peso e a introdução de materiais com elevada percentagem de Sílica (mais de 80%), proporcionou uma redução de resistência ao movimento de 15%. Óbviamente que isto traz beneficios em termos de redução de consumo de combustível.
Nascido com o seu próprio portfolio
O novo P Zero acaba de ser lançado, e desta forma apresenta-se já com um portfolio de 60 homologações. Desta forma sublinha o seu estatuto como o herdeiro legítimo dentro de uma famosa família que já conta com 800 homologações ( 1000 no total, incluindo carros que já não se encontram em produção).
Os pneus da Pirelli equipam um em cada dois carros de prestígio registados todos os dias, em todo o mundo. Carros de sonho como Lamborghini Centenario, Ferrari GTC4 Lusso, o Mercedes GT AMG e o Porsche Boxster vem já equipados com os novos P Zero – os quais foram criados em uma série de versões direccionadas para responder aos requisitos técnicos e exclusivos de cada viatura.
Três modelo, um só nome
O P Zero tem apenas um nome, mas é produzido em três variantes técnicas individuais, com diferentes aplicações e níveis de desempenho, cada um deles é projectado para um tipo específico de carro. Para carros com um caracter mais desportivo há um piso com menos sulcos, com o qual pretende-se favorecer o caracter mais dinâmico e mais orientado para a performance.
A piso da segunda versão é mais apropriado para berlinas, graças a um ombro externo do pneu com sulcos mais profundos e desenhado por forma a absorver melhor cada impacto com a estrada, melhorando o conforto o qual é um parametro importante nestes carros. Por fim, o terceiro desenho do piso do pneu é muito mais agressivo, aproximando-se de um pneu slick tal como os usados em provas de competição, este foi concebido para o novo P Zero Corsa. Assim cada tipo de carro tem o seu tipo especial de P Zero, sendo este o cerne da estratégia da Pirelli ́s Perfect Fit Strategy.
Em 1987 a introdução do primeiro pneu de estrada de 17 polegadas pela Pirelli foi vista como uma inovação, mas hoje em dia a gama extende-se até às 22 polegadas por forma a lidar com as versões cada vez mais performantes. Mesmo dentro desta faixa a oferta é maior e ainda mais específica, com pneus de Verão, Inverno, e todas as estações fazendo parte da gama da Pirelli. E isso é sem ir mais longe para as muitas tecnologias incorporadas dentro destes pneus, desde o Run Flat ao Seal Inside, assim como PNCS (Pirelli Noise Cancelling System) – tecnologia introduzida pela Pirelli a fim de reduzir o ruído no habitáculo.
Há também cada vez mais e mais materiais, os quais são alvo de uma investigação incansável, desde grãos de arroz até guayule. E depois também há os diferentes pisos: cada um concebido para complementar as características únicas de cada modelo. E finalmente há os pneus por encomenda, em que cada pneu é desenvolvido para as caracteristicas específicas de cada modelo individualmente.
Pneus de Marca Reconhecida
Personalização e gestão sob medida das complexidades específicas, apresentadas por diferentes condições de condução, são os pilares da filosofia Pirelli. Estas tornaram a empresa líder mundial quando se trata de homologações originais especialmente no sector premium e prestige, com uma grande vantagem sobre a concorrência. Claro que chegar a estes resultados demora tempo, pelo menos dois a três anos, que é o tempo que os engenheiros da Pirelli necessitam para chegar a um único produto que combina perfeitamente com o carro que é equipado, em estreita colaboração com os engenheiros de cada construtor automóvel. Assim, nasce um pneu com distinção, e a única foma de permitir que um carro mostre todo o seu potencial. Como também é criado o último P Zero, a perfeita destilação da Pirelli Perfect Fit strategy com a família P Zero, que agora conta com 11 produtos. Não é exagero dizer que a gama da Pirelli para carros de alta performance é incomparável, marcando um ponto de referência não só para a empresa Italiana, mas também em todas as indústriaa de pneus do mundo.
P Zero: a história através de números
A Origem, as características e o destino do novo P Zero podem ser resumidos em alguns números importantes.
Obviamente, tudo começa do zero, colocado ao lado do famoso P de Pirelli. O nome P Zero nasceu por acidente, mas tornou-se numa marca icónica. Actualmente P Zero significa “projecto zero”, porque os engenheiros da empresa na altura não tinham decidido como designar o novo modelo de pneu desportivo, originalmente desenvolvido para o assutador carro de rally Lancia Delta S4. Isso foi em 1986, exactamente há 30 anos. No ano seguinte, o P Zero fez a sua aparição na estrada no Ferrari F40, sendo o primeiro numa série de projectos para desenvolver pneus específicos para numerosos modelos desportivos durante as décadas seguintes – com ambos os carros e pneus a evoluir constantemente. A escada de desenvolvimento sem fim pode ser resumida em outros números surpreendentes, 302. Esta é a diferença de potência entre o F40 de 1987 e a actual geração de superdesportivos. O aumento significa não apenas mais potência, com uma maior necessidade de segurança, com todas as versões do P Zero a garantirem que no modelo que são usados continuam agarrados à estrada, em quaisquer as condições. Graças a isto,o P Zero tornou-se uma referência por entre os mais prestigiados contrutores automóveis, os quais os escolheram como equipamento original por 1000 vezes. A estas 1000 homologações, outras 60 foram complementadas pelo novo P Zero.
Entretanto, a marca tornou-se um marco no mundo automóvel. Fale sobre o P Zero, e você imagina uma pintura num retrato vívido da paisagem automóvel ao longo dos últimos anos. P Zero também tem sido intimamente associado com estrelas e celebridades, os quais emprestaram os seus nomes em campanhas icónicas que têm feito a história da publicidade. Claro que P Zero significa o espetáculo global da Formula Um, com o seu nome estampado em todos os pneus slicks da F1 numa variada gama de diferentes cores. Estas também simbolizam a gama de 11 produtos de estrada, fornecendo produtos para amplas áreas de condições de utilização, veículos, estilos de condução e áreas geográficas.
Então, Sem surpresa que o nome duradouro do último produto da Pirelli continue a ser o P Zero. E é igualmente apropriado que a Pirelli tenha escolhido o Circuito do Estoril em Portugal, nome do antigo Grande Prémio Português, para a sua estreia mundial. O novo produto de alta performance da Pirelli é directamente derivado da sua avançada experiência no mundo automobilístico e agora adaptado ás necessidades do condutor do dia-a-dia.