Em 1 de Novembro de 2012, entrou em vigor um novo regulamento sobre a rotularem de pneus para promover um transporte mais seguro, mais económico e mais amigo do ambiente na Europa. Os novos rótulos dão informações sobre a performance dos pneus em três áreas-chave: travagem em piso molhado, ruído exterior e resistência ao rolamento.

Eficiência no consumo de combustível

7 níveis de A (mais eficiente) a G (menos eficiente).
Um dos factores que influenciam o menor ou maior consumo de combustível de veículos motorizados é a resistência ao rolamento dos pneus. Uma das causas principais da resistência ao rolamento de um pneu é porque se deforma quando roda, o que resulta numa perda de energia sob a forma de aquecimento. Quanto maior for a deformação, maior a resistência ao rolamento do pneu e, consequentemente, maior a quantidade de combustível necessária para mover o veiculo. Por outras palavras, uma menor resistência ao rolamento significa menos consumo de combustível e, consequentemente, menos emissões de CO2.

A diferença pode variar em função do veículo e das condições de condução. No entanto, a diferença entre uma classificação de G e uma A para um conjunto completo de pneus pode significar uma redução de consumo de combustível de 20%

Aderência em piso molhado

7 níveis de A (melhor aderência em piso molhado) a G (pior aderência em piso molhado).
A função mais importante de um pneu é transmitir segurança em todas as condições. A travagem em piso molhado é uma das características mais importantes do pneu.
A diferença pode variar em função do veículo e das condições de condução.

No entanto, no caso duma travagem total, a diferença entre uma classificação G e uma A para um conjunto completo de pneus pode chegar a uma distância de travagem 30% inferior.

Ruído exterior

O ruído do trânsito automóvel é um problema ambiental da maior importância. O ruído é determinado pela intensidade do tráfego, o tipo de veículos, o estilo de condução e pela interação entre pneu e estrada. O ruído exterior pode ser dividido em 3 categorias e é medido em decibel (dB) de acordo com a nova classificação europeia de ruído exterior a ser introduzido em 2016.
O pictograma de ruído mostra as categorias e os traços a negro junto ao pictograma indicam o nível de ruído em valor absoluto.

Rotulagem de pneus fora da Europa

A rotulagem dos pneus não existe unicamente na Europa, atualmente países como o Japão ou a Coreia do sul também contam com sistemas de rotulagem.

Japão

A rotulagem japonesa é muito parecida com a rotulagem europeia mas a diferencia é que só mede dois critérios: a resistência ao rolamento ou eficiência energética e a travagem em piso molhado. O critério de resistência ao rolamento está representado por cinco classes: AAA, AA, A, B, C. Enquanto o critério de travagem em piso molhado conta com quatro classes: a, b, c e d.

Coreia do Sul

A rotulagem de pneus na Coreia, como no Japão, só conta com dois critérios: a eficiência energética e a travagem em piso molhado, sendo mais importante a eficiência energética. Cada critério conta com cinco classes que vão de 1 a 5.